Esquerda Lula x Esquerda Boric: as diferenças entre os presidentes de Brasil e Chile
- Lucas Augusto
- 5 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Quando Boric assumiu a presidência do Chile em 2022, aos 36 anos, tornou-se o presidente mais jovem já eleito em seu país

Article information
Author,Mariana Alvim
Role,Enviada da BBC News Brasil a Santiago do Chile
Há 5 horas
Quarenta anos separam as idades de Gabriel Boric, 38, e Luiz Inácio Lula da Silva, 78. Esta poderia ser apenas uma curiosidade trivial sobre os presidentes chileno e brasileiro, que se encontram a partir desta segunda-feira (5/8) em Santiago — mas explica, na verdade, muitas das diferenças na postura dos dois presidentes esquerdistas, segundo entrevistados pela BBC News Brasil.
A crise eleitoral na Venezuela, onde o presidente Nicolás Maduro e a oposição disputam as versões sobre o resultado do pleito do dia 28 de julho, foi o mais recente episódio a colocar Boric e Lula em papéis diferentes.
O presidente chileno foi um dos primeiros do mundo a reagir ao anúncio do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de que Maduro teria sido reeleito, derrotando o candidato da oposição Edmundo González. Na rede social X, Boric escreveu que os resultados anunciados eram "difíceis de acreditar".
No mesmo dia, o Chile foi um dos países cujo corpo diplomático foi expulso pela Venezuela de seu território por ter questionado os resultados do pleito. Já Lula, em sua primeira declaração sobre o assunto, minimizou a crise e afirmou que o que está acontecendo é um "processo normal", onde a Justiça poderia resolver o impasse.
A crise na Venezuela deverá ser o elefante na sala do encontro bilateral entre Boric e Lula, que viajou a convite do chileno e ficará em Santiago até terça (6/8). Os eventos buscam trazer uma agenda positiva, com a previsão de assinatura de cerca de 20 acordos ou projetos entre os dois países em áreas diversas.



Comentários